Como transferir fotos e vídeos do Facebook para o Google Photos

Muitos recorrem ao Facebook para armazenar fotos e vídeos graças a interface conhecida, e a possibilidade de publicar sem limite de espaço. Esse processo, entretanto, pode colocar em risco seus arquivos, caso você perca acesso à sua conta. Por isso, é importante fazer uma cópia em outro lugar. O Google Photos é uma alternativa gratuita e ilimitada, veja como transferir conteúdo entre os serviços.

Facebook: ranking revela as funções mais populares da rede social

Baixe todos seus álbuns de fotos pessoais e marcadas no Facebook (Foto: Reprodução/Barbara Mannara) (Foto: Baixe todos seus álbuns de fotos pessoais e marcadas no Facebook (Foto: Reprodução/Barbara Mannara))Baixe todos seus álbuns de fotos pessoais e marcadas no Facebook (Foto: Pond5)

Passo 1. Acesse o Facebook e vá até as configurações da conta;

Acesse as configurações da conta (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Acesse as configurações da conta (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 2. Clique em “Baixe uma cópia” para obter todos os seus dados armazenados no Facebook;

Clique no link para prosseguir (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Clique no link para prosseguir (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 3. Clique em “Abrir meu arquivo”;

Clique em Abrir Meu Arquivo (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Clique em Abrir Meu Arquivo (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 4. Insira sua senha para confirmar a solicitação e aguarde alguns minutos até o Facebook reunir tudo e enviar um link para o seu e-mail;

Insira sua senha do Facebook (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Insira sua senha do Facebook (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 5. Abra o link e, em seguida, clique em “Baixar arquivo” para fazer o download no seu computador;

Baixe o seu arquivo (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Baixe o seu arquivo (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 6. Extraia o conteúdo do arquivo ZIP e busque pelas pastas “Photos” e “Videos”. Copie e cole em uma pasta de sua escolha;

Copie as pastas de fotos e vídeos (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Copie as pastas de fotos e vídeos (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 7. Baixe o Google Photos para Windows ou Mac;

Passo 8. Abra as preferências do Google Photos;

Abra as preferências do Photos (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Abra as preferências do Photos (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 9. Na seção “Pastas da área de trabalho”, clique em “Adicionar”;

Clique para adicionar novas pastas (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Clique para adicionar novas pastas (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 10. Selecione as pastas que contêm suas fotos e vídeos do Facebook.

Selecione as pastas que você obteve do Facebook (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Selecione as pastas que você obteve do Facebook (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Pronto. Feito isso, o Google Photos irá começar a fazer o upload automático de toda a mídia que você obteve do Facebook.

Facebook Lite: confira todas as funções disponíveis no app ‘levinho’

Com o lançamento do Facebook Lite, muitas pessoas ficaram com vontade de instalar a versão mais leve do Facebook. Mas a dúvida que surge é: quais recursos foram cortados do aplicativo Android para que ele fique menor e mais rápido? Listamos abaixo tudo o que está presente no Lite e as principais funções que ficaram de fora do app.

Três vantagens de usar o Facebook Lite no lugar do app oficial

Conheça as vantagens de usar o Facebook Lite no Android (Foto: Divulgação/Facebook) (Foto: Conheça as vantagens de usar o Facebook Lite no Android (Foto: Divulgação/Facebook))Conheça as funções presentes no Facebook Lite  (Foto: Divulgação/Facebook)

Feed de notícias

O feed de notícias continua firme e forte no Facebook Lite. O ícone, que fica no canto esquerdo do app, permite ver as últimas atualizações de perfis, grupos e páginas.

Feed de notícias no Facebook Lite (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Feed de notícias no Facebook Lite (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Compartilhamento de conteúdo e atualização de status

É possível compartilhar fotos e posts, mas não vídeos. O Lite não carrega mídia deste tipo. No Lite, dividir seus momentos com amigos é feito da mesma forma. Você pode incluir na atualização de status texto, foto, marcar amigos, incluir localização e sentimento e definir quem pode ver sua publicação.

Atualização de status no Facebook Lite (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Atualização de status no Facebook Lite (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Central de notificações

Não é por estar em uma versão mais simples que o Facebook deixará de te avisar quando alguém interagir com você. Tal como na versão completa e na web, o Lite mostra a informação junto com um ícone que permite identificar se foi uma curtida, comentário, mensagem ou evento.

Mensagem privada e lista de amigos

Uma das melhores vantagens do Facebook Lite é a presença das mensagens privadas sem necessidade de instalar o Facebook Messenger. O ícone fica na parte central superior e dá acesso a todos os chats travados na rede social. Como na versão integral, é possível criar conversas em grupos.

Chat do Facebook Lite (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Chat do Facebook Lite não necessita do Messenger (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Você pode consultar a relação completa dos seus amigos, assim como buscar por alguém em especial através de um campo de buscas. O Lite mostra através de um ícone quem está online e em qual plataforma – se web ou dispositivo móvel.

Busca

Realizar buscas no Lite é tão simples quanto em qualquer outra versão. Basta clicar no ícone de lupa e digitar o termo na caixa “Procurar…”. Os resultados são exibidos em ordem de relevância.

Recurso de pesquisa do Facebook Lite (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Recurso de pesquisa do Facebook Lite (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Grupos

A interação com os grupos é bastante abrangente. O Lite permite criar e gerenciar grupos, ver e incluir posts de grupos dos quais participa, postar fotos e comentar as publicações.

Álbum de fotos

Além de visualizar álbuns de fotos, dá para inserir fotografias em galerias já existentes e criar novas. O carregamento pode ser feito direto da câmera do smartphone ou da galeria de imagens.

Álbuns de fotos do Facebook Lite (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Álbuns de fotos do Facebook Lite (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Eventos

Quando te chamarem para um evento via Facebook, você pode confirmar ou recusar presença pelo Lite. Ele também permite convidar amigos, postar e criar novos eventos.

Configurações

As principais definições de conta podem ser ajustadas no Lite. Itens como segurança, idioma, privacidade, bloqueio de usuário e notificações são alguns dos que podem ser alterados na plataforma.

Menu de configurações do Facevbook Lite (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Menu de configurações do Facevbook Lite (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Curtida e comentários

A dinâmica de curtir e comentar fotos e postagens é idêntica. No entanto, o Facebook Lite não permite incluir animações, assim como responder ou visualizar as respostas a comentários.

Páginas

Administradores de páginas podem postar e obter informações sobre estatísticas, conseguindo também ver alcance e impulsionar publicações. Para quem curte fanpages de terceiros as ferramentas são praticamente as mesmas, apenas com a restrição de conteúdo em vídeo.

Gerenciamento de fanpage no Facebook Lite (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Gerenciamento de fanpage no Facebook Lite (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Solicitação de amizade

As solicitações de amizade continuam sendo mostradas no menu principal. Cada pedido é exibido com os botões “Confirmar” e “Excluir”.

Figurinhas

As figurinhas também estão presentes na versão leve do Facebook. Há várias opções de adesivos, que podem ser incluídos nas postagens, mas não é possível comprar outros na loja de figurinhas.

Lista de figurinhas do Facebook Lite (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Lista de figurinhas do Facebook Lite (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Seguir pessoas

O processo de seguir pessoas é bastante similar ao do app original. Basta entrar no perfil e apertar o botão “Seguir”, que estará habilitado caso a pessoa permita ser seguida no Facebook.

O que não dá para fazer

Entre os recursos mais usados do Facebook, estes não constam na versão Lite:

– Rodar aplicativos;
– Criar álbum de fotos na atualização de status;
– Adicionar vídeo no status;
– Executar vídeos;
– Responder e visualizar respostas em comentários;
– Salvar link de posts;
– Desativar bate-papo;
– Acessar loja de figurinhas;
– Inserir figurinhas em fotos;
– Cutucar;
– Desativar notificações de uma publicação;
– Preencher informações da aba “Sobre”;
– Adicionar interesses como esportes e programas de TV;
– Ver registro de atividade;
– Criar eventos cotidianos.